ist_logo

Início / Sobre o IST

Notícias & Eventos (Top)

Notícias relacionadas com a investigação científica desenvolvida pelo Laboratório de Biomecânica de Lisboa ou outras informações sobre áreas nas quais o laboratório desenvolve o seu trabalho serão apresentadas nesta secção. Dentro destas áreas destacar-se-ão:

• Análise do Movimento Humano, em particular a Análise da Marcha Humana
  • Biomecânica do Movimento
  • Modelos Computacionais
  • Desenvolvimento de dispositivos médicos com foco nos dispositivos ortopédicos/ortóticos

Eventos em que o Laboratório de Biomecânica de Lisboa esteja presente para apresentar o seu trabalho ou eventos nos quais o LBL é uma das entidades organizadoras irão também ser apresentadas nesta secção.

Siga-nos regularmente para se inteirar do trabalho científico desenvolvido no seio do Laboratório, participando igualmente nas actividades, seminários e módulos que o grupo organiza.

LBL @ Noite dos Investigadores.

Noite Europeia dos Investigadores Oct. 2013

Notícias (Top)

• Novo Website do LBL - 24th Oct. 2013
    • O Laboratório de Biomecânica de Lisboa tem o prazer de apresentar o seu novo Website, que inclui um look renovado e novas informações, tendo como objectivo a partilha do trabalho académico e científico desenvolvido no seio do grupo.

O website será divido em seis secções principais:
      • Início – Informações relacionadas com o Laboratório de Biomecânica de Lisboa irão ser compiladas nesta secção. A missão e objectivos do grupo, o papel deste na sociedade, bem como a sua visibilidade nos medias portugueses serão temas igualmente apresentados na secção Início. Finalmente, notícias e eventos relacionados com o grupo ou notícias que abordem temas nas áreas em que o LBL desenvolve trabalho serão igualmente exibidas na secção Início.
      • Equipa – A secção equipa irá incluir os membros que desenvolvem investigação em parceria com o LBL, assim como os analistas, técnicos de laboratório e outro staff responsável pelo funcionamento do mesmo.
      • Actividades – Nesta secção serão apresentados os projectos de investigação nos quais o LBL desenvolve trabalho. Poderão ser igualmente consultados outros trabalhos nos quais o LBL é um dos parceiros de investigação ou os seus recursos foram essenciais para a sua realização. Outras actividades relacionadas com a componente de apoio às unidades curriculares de cursos leccionados no IST ou organizados pelo LBL serão igualmente apresentadas na secção Actividades.
      • Serviços – Os serviços externos prestados pelo Laboratório serão apresentados nesta secção.
      • Instalações – Nesta secção apresentaremos os sistemas de aquisição de movimento, forças/pressões e biosinais, que são diariamente aplicados no estudo biomecânico do movimento.
      • Contactos – Nesta secção são apresentados os diferentes meios de contacto que podem ser utilizados para comunicação com o grupo. Apresentamos também os links para seguirem o LBL nas redes sociais. Não hesite, contacte-nos para obter mais informações sobre o grupo ou para fazer sugestões.
  • Se detectar algum problema ou incompatibilidade com o seu browser, envie-nos um E-mail para: sergio.goncalves@ist.utl.pt ou para sergio.goncalves@ist.utl.pt relatando o problema.

Divulgação (Top)

• LBL na Noite dos Investigadores (27 Set. 2013) - 1 Out. 2013
  • LBL foi um dos grupos convidados para a noite Europeia dos Investigadores (27 Set. 2013) - 5 Set. 2013
    • A Noite Europeia dos Investigadores é um evento, no qual investigadores e público são convidados a interagir e discutir ciência. Vários grupos de investigação em diferentes áreas apresentam os seus trabalhos interactivamente, mostrando um pouco do que é feito em Portugal e na Europa no campo da Ciência.
      O LBL irá estar presente com 3 projectos (Projecto Dachor, Estimulação eléctrica-funcional e o efeito da artrite psoriática na marcha) e alguns dos sistemas usados no laboratório para aquisição de movimento (Placas de Pressão, EMG, etc...). Os visitantes irão ter a oportunidade de testar e analisar alguns dos parâmetros que são usualmente estudados num laboratório de análise de movimento.
    • Para mais informação, visite :http://nei2013.eu/
  • Evento MIT Portugal - Biomedical Devices and Technologies Course Module (30th Jan. 2012 to 10th Feb. 2012) - 20th Oct. 2011
    • LBL será uma vez mais responsável pelo módulo Biomedical Devices and Technologies Course do programa doutoral MIT-Portugal.
      O Biomedical Devices and Technologies Course ocorrerá no Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa, do dia 30 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2012.
      O curso terá como convidados experts na área dos dispositivos médicos e biomecânica, incluindo investigadores que trabalham na academia, no sector da saúde e indústria. Os temas focar-se-ão no estado da arte e os passos que deverão ser tomados num futuro próximo.
    • Organização: Prof. Miguel Tavares da Silva (IST), prof. Jorge Martins (IST) e Prof. Dava Newman (MIT).
    • Para mais informação, visite a webpage do curso:
      ou o website oficial do programa doutoral MIT-Portugal: http://www.mitportugal.org/programs/bio-engineering-systems.html